Ele se manifesta por vômitos ou regurgitação (golfadas) logo após as refeições, acontecendo principalmente no primeiro ano de vida. Algumas vezes a criança não regurgita e por isso o reflexo não é notado. Pode levar à pneumonia, aumento da secreção pulmonar, esofagite, irritabilidade, dificuldade para dormir, perda de peso ou dificuldade de ganhar peso. Nem todo refluxo representa uma doença, porém é importante seguir algumas recomendações.
- Tente oferecer refeições de pequeno volume.
- Aumento a quantidade de refeições por dia, mantendo sempre horários regulares (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
- As consistências pastosas ou semi-pastosas são as mais facilmente digeridas.
- Ofereça líquidos os líquidos sempre em pequenos volumes a cada vez.Evite tomá-los durante as refeições, sempre meia hora antes ou depois das mesmas.
- Prefira alimentos na temperatura morna ou fria, evitando extremos (muito quente ou gelada).
- Ofereça os alimentos à criança vagarosamente, respeitando o seu ritmo de comer.
- Não faça a criança sorrir e não estimule a falar durante a refeição.
- Não alimente enquanto a criança estiver chorando.
- Posicione a criança semi-sentada durante a refeição. Para isso use uma cadeira, cadeira de rodas, bebê conforto, carrinho ou cadeira infantil.
- Após alimentar a criança não faça nenhum tipo de pressão ou força para que ela arrote. Mantenha a nesta posição semi-sentada por aproximadamente uma hora ou mais se puder.
- Coloque-a deitada, de preferência virada para o lado direito e com a cabeceira da cama elevada no mínimo 20 a 30 cm. Para isso utilize um tijolo ou tocos de madeira na base da cama. O travesseiro apoiando somente o pescoço e a cabeça não ajudará.
- Não chacoalhe a criança após as refeições.
- Evite o uso de roupas apertadas ou que causem desconforto.
- Não pressione o abdômen da criança ao abraçá-la ou durante a troca de fraldas.
- Se fizer o uso de algum medicamento para o refluxo, ele deve ser dado 20 a 30 minutos antes das principais refeições conforme orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário